terça-feira, junho 29, 2004

Copiar os contactos / livro de endereços
No seguimento de um artigo que li na Bit de Julho de 2004, venho fazer um pequeno esclarecimento. A questão colocada foi a seguinte:

Gostaria que me fosse explicado como se salvam os contactos no livro de endereços do Outlook para um ficheiro. Vejo lá as opções importar e exportar e não consigo perceber... O meu objectivo é salvar os contactos para que possa pôr noutro PC.

A resposta dada foi a seguinte:
Deverá mesmo utilizar o Exportar. Seleccione tipo de ficheiro PST (Personal Folder File) e depois escolha quais as pastas que quer salvaguardar.
Pode seleccionar todas as pastas, incluindo os e-mails, ou apenas a pasta dos contactos (não se esqueça de incluir as sub-pastas se existirem).
Depois só terá de escolher a pasta de destino onde gravar o ficheiro (que poderá ser posteriormente gravado num CD, por exemplo).
Após a reinstalação do Outlook, utilize a ferramenta Importar para recuperar o ficheiro.

A minha opinião:
Esta resposta está correcta, no entanto existe a possibilidade de o utilizador ter guardado todos os seus contactos num livro de endereços pessoal (personal address book) em vez de utilizar a pasta dos Contactos e neste caso o utilizador terá algures no sistema de ficheiros um ficheiro com a extensão PAB o qual bastará ser salvaguardado para futura utilização.
Na verdade eu aconselho os utilizadores a darem uma vista de olhos onde estão a guardar os seus contactos, porque seja num local ou noutro pode fazer a diferença no futuro.

sexta-feira, junho 25, 2004

Domine a 110% Outlook 2003



Compre o livro On-Line

Tenhos novidades excelentes !!! - O meu novo livro está quase nas livrarias.
Leia o Press Release.

Aliás já está á venda na livraria da FCA em:

Lisboa
Av.Praia da Vitória, 14
Telef. 21 354 14 18 - Fax 21 317 32 59

Quem recebe o catálogo da FCA pode consultar o conteúdo na página 15.

Domine a 110% Outlook 2003 - Ricardo Silva
320 páginas 17 x 24
ISBN: 972-722-460-1

Desenvolva os seus conhecimentos: Através de uma linguagem simples e acessível e exemplos práticos, aprenda os conceitos avançados do Outlook 2003. Economize o seu tempo: Com esta ferramenta de trabalho que o vai ajudar a dominar a aplicação de correio electrónico com mais de 23 milhões de utilizadores em todo o Mundo. Conheça as novas funcionalidades do Outlook 2003. Construa aplicações com o Visual Basic for Applications, desenhe formulários à sua medida e aumente a sua versatilidade com o VBScript. Personalize o Outlook Hoje. Integre o Outlook com as outras aplicações do Office.
Aprenda como combater o SPAM. Conheça o novo add-in que pode aumentar as suas vendas - Business Contact Manager
- Construa aplicações com Macros e Visual Basic for Applications. - Personalize o Outlook Hoje. - Trabalhe com as categorias. - Desenhe formulários e construa o respectivo código. - Conheça o Business Contact Manager. - Aprenda a combater o correio publicitário não solicitado. - Partilhar trabalho com outros utilizadores. - Aprenda os comandos e técnicas avançadas do Outlook 2003.
Um programa está a tentar aceder aos endereços de correio electrónico armazenados no Outlook

Olá tenho duas questões:
1) Desenvolvi um programa que chama o Outlook e envia uma mensagem com um relatório. Mas surge(m)-me a(s) caixa(s) de diálogo:



ou



Com a mensagem “Um programa está a tentar aceder aos endereços de correio electrónico armazenados no Outlook. Deseja permiti-lo?” Como é que dou a volta e esta segurança ?


Resposta: Se foi uma aplicação desenvolvida por si, pode tentar uma destas aproximações:

-- Utilize o Extended MAPI e C++ ou Delphi; este é o método mais seguro e o único que a Microsoft recomenda.

-- Utilize o Redemption, uma biblioteca COM baseada no Extended MAPI paralela ao Modelo de Objectos do Outlook.

-- Utilize o comando SendKeys para fazer "clique" nos botões pretendidos. É o método da minha preferência, veja um exemplo em:
http://www.rsoutlook.com/us/prods/faq01.html
http://www.rsoutlook.com/us/previewimages.htm

-- Programa gratuito Express ClickYes
Ferramenta gratuita para ultrapassar a questão com possibilidades de programação inerentes.

-- Programa gratuito Advanced Security for Outlook da Mapilab
Ferramenta freeware para ultrapassar a questão permitindo definir a utilização futura de determinado código.

2) Eu li o artigo da Microsoft Q290498 que explica a alternativa de instalar o Admin Pack do Exchange Server, mas e se eu não estiver ligado a um Exchange Server ? Há alguma chave no registry para mudar esta situação ?

Resposta curta: Não

Essa caixa de diálogo é activada sempre que uma aplicação tenta aceder a algumas propriedades do Outlook nomeadamente aquelas que são utilizadas pelos virus que se espalham por email.
Se é um utilizador standalone o Outlook não tem forma de suprimir este comportamento.

Pode utilizar uma ferramenta gratuita: Express ClickYes que no fundo faz o trabalho por si, faz clique nos botões automaticamente. No entanto isto significa que se for um virus que se está a tentar espalhar, será bem sucedido.

segunda-feira, junho 21, 2004

Como apagar lista de contactos do Address Book com o Outlook 2003

Pergunta: Além da pasta contactos criei 2 novas listas de contactos de nome cliente e fornecedor. Mais tarde apaguei-as.
No entanto quando faço enviar nova mensagem de e-mail ainda me aparece o nome das listas de contactos que apaguei, a de cliente e fornecedor sem nenhum endereço.

Como eliminar aqueles nomes e tornar que apareça por defeito a lista de contactos do Outlook?

Resposta: Remova as referências desactualizadas em Tools > E-mail accounts > View or
change existing directories or address books > Outlook Address Book > Change.

Seleccione aquela que pretende apagar e clique em Remove.
Como utilizar o Redemption

Uma questão interessante no NG foi esta e já há algum tempo que quería escrever sobre este assunto e então cá vai:

Pergunta: Fiz download da aplicação Redemption (http://www.dimastr.com/redemption/), mas não sei qual a propriedade que devo alterar o valor para que a mensagem não seja apresentada aquando do envio de email apartir de
outras aplicações. Consegues me ajudar ?

Resposta: A solução talvez esteja explicada neste código:

Function TestRedemption()

Dim SafeItem, oItem, objOL, Namespace

Set objOL = CreateObject("Outlook.Application")
Set Namespace = objOL.GetNamespace("MAPI")
Namespace.Logon
Set SafeItem = CreateObject("Redemption.SafeMailItem") 'Instancia do Redemption
Set oItem = objOL.CreateItem(0) 'Criar nova mensagem
oItem.Save
SafeItem.Item = oItem
SafeItem.Recipients.Add "somebody@somewhere.com"
SafeItem.Recipients.ResolveAll
SafeItem.Attachments.Add "c:\msinput.ini"
SafeItem.Subject = "Testar Redemption"
SafeItem.Body = "Texto da mensagem de teste"
SafeItem.Send

End Function



Panda cria campanha de consciencialização online para banir vírus da Internet

Denomina-se "Primeira Campanha Mundial de Segurança Internet" e foi lançada nos oito idiomas mais falados do mundo, onde se encontra o português, com o objectivo de informar e formar os utilizadores acerca das diferentes ameaças relacionadas com a rede.

Esta denominada "Primeira Campanha Mundial de Segurança Internet" assenta estruturalmente num site onde os utilizadores podem encontrar "informação, formação e soluções gratuitas" para proteger os seus computadores de diferentes ameaças Internet, como vírus, spam ou spyware, disponível a partir do endereço www.worldwidesecure.org.

Noticia in Tek Sapo

terça-feira, junho 15, 2004

Novo software para Outlook - "Put Anniversary / Birthday in Calendar"

Na minha batalha constante para ajudar os utilizadores de Outlook a terem uma experiência enriquecida com o software desenvolvi mais um Add-in.

Por vezes quando importamos um ficheiro .pst para o Outlook, os aniversários e as datas de nascimento dos Contactos não aparecem no calendário, isto pode também acontecer nas sincronizações com PDA's (PocketPC ou Palm).

O objectivo deste add-in é colocar automaticamente os aniversários e datas de nascimento onde pertencem (no calendário), desta forma não perderá esta informação importante.
Mas para ajudá-lo ainda mais, a versão 1.1 que acabei de desenvolver vai adicionar um lembrete (reminder) a todos os seus aniversários e datas de nascimento, mecanismo este que o Outlook não traz por omissão...

Este poderoso software está á venda para a versão inglesa do Outlook em http://www.rsoutlook.com/us/rspacc.htm , mas se houver encomendas fá-lo-ei também para a versão portuguesa.

O meu agradecimento especial a Sue Mosher (pela ideia brilhante de adicionar os lembretes na aplicação) e ao Matutolas (utilizador anónimo do newsgroup português de Outlook que me levou a dar o primeiro passo).

segunda-feira, junho 14, 2004

Sincronização de mensagens entre 2 computadores

Pergunta: Tenho um PC (desktop) e um portátil e gostaria de saber como (se é possível) sincronizar os conteúdos nas duas máquinas. Estas estão em rede (wireless), e usam o XP Home.

Resposta: No Outlook Express > Menu Tools > E-mail Accounts > View or change existing e-mail accounts > escolhes a conta do teu ISP e fazes clique em Change > botão More Settings > separador Advanced e vê se tens definido "leave a copy of messages on the server".

Isto permite-te manter as mensagens no servidor de forma a poderes ter nos dois.

quarta-feira, junho 09, 2004

Vírus VBS.PUB - Perigoso

Virus escrito em Visual Basic Script destinado ao envio massivo de mensagens e a infectar ficheiros de tipos .ASP, .HTA, .HTM, .HTT, .HTML, .VBE, e .VBS.
As mensagens serão enviadas através do Microsoft Outlook a todos os contactos do livro de endereços ou contactos.
Se o día da infecção do sistema coincidir com algum dos seguintes (6, 13, 21, 28), o vírus apagará todos os ficheiros do sistema.

Mais informações em:
http://alerta-antivirus.red.es/virus/detalle_virus.html?cod=3960

e

No site da Symantec

segunda-feira, junho 07, 2004

1º Chat rsoutlook.com a realizar-se no dia 14/06/2004 pelas 21 horas (Actualizado)

Lingua: Português
Produtos abordados: Outlook e Outlook Express
Data: Segunda-Feira, 14 de Junho de 2004
Horário: 9:00PM-11:00PM (GMT) Greewich Mean Time

Objectivos:
Os objectivos deste primeiro chat serão:
- Dar real-time suporte a utilizadores de Outlook ou Outlook Express. (*)
- Responder a questões relacionadas com o site, blog, newsletter.
- Auscultar opiniões sobre o Evento de Outlook.
- Outros.

Moderador:
Ricardo Silva, Outlook MVP, autor do livro "Domine a 110% Outlook"

Mais pormenores em 1º Chat rsoutlook.com

(*) Entretanto, nos comentários do blog em: http://rsoutlook.blogspot.com/2004/06/1-chat-rsoutlook.html podem colocar já algumas questões que terei todo o gosto em responder no Chat.

sexta-feira, junho 04, 2004

Harry Potter fomenta novo vírus

O terceiro filme de Harry Potter estreou no dia 31 de Maio na Inglaterra e já lucrou cerca de 5 Milhões de Libras.

Um vírus já está a aproveitar esta euforia à volta do filme. O worm Netsky.P está a gozar a sua ressurreição disfarçando-se de jogo do Harry Potter anexo a mensagens de correio electrónico.

Leia mais pormenores em: http://news.bbc.co.uk/1/hi/technology/3773443.stm



quinta-feira, junho 03, 2004

Participação no evento do Gupade (desenvolvimento)

Foi com muito gosto que participei no 3º evento do Gupade, uma excelente oportunidade para divulgar o meu site, o blog, os produtos que desenvolvi.
Foi muito agradável os participantes mostraram algum interesse, exemplifiquei o que podiam ganhar com a utilização do meu software. Debati alguns temas muito interessantes ligados à utilização do correio electrónico.

Esta também é uma oportunidade para agradecer à equipa do Gupade que me apoiaram e me deram esta oportunidade !

Parabéns e continuem com o bom trabalho.

Stand Rsoutlook no 3º evento Gupade

quarta-feira, junho 02, 2004

Falsificação de cabeçalhos MIME

O correio electrónico é uma grande ferramenta que permite trocar mensagens entre sistemas diferentes e, para isso, as mensagens de correio electrónico precisam seguir regras comuns a todos os programas de correio electrónico. Estas regras foram mudando com o tempo, mas ainda é possível consultar as normas originais no documento chamado RFC 822 que pode ser consultado em http://www.rfc-archive.org/getrfc.php?rfc=822. A estas normas foram adicionadas umas extensões para atribuir ao correio electrónico mais capacidades, como por exemplo, o envio de ficheiros binários (não apenas texto) por correio, os famosos anexos. A esta extensão da norma chamou-se Multi-purpose lnternet Mail Extensions, extensões multiuso (ou versáteis) ao correio de Internet, ou como são geralmente conhecidas, MIME.
Estas novas normas obrigam as mensagens de correio electrónico a utilizar um texto especial no seu cabeçalho interno, muito além do que vemos como remetente ou destinatário. Nestes campos especifica-se, entre outras coisas, que tipo de ficheiro anexo está na mensagem: texto, imagens, sons, vídeo, aplicações, etc.

Os cabeçalhos MIME podem ser falsificados e, se o programa que lê o correio electrónico é vulnerável a estas falsificações, poderá falhar. Desta forma, numa mensagem poderia estar indicado que o ficheiro anexo é áudio, mas na realidade é um vírus. O programa de leitura de correio, interpretaria o ficheiro como um som, mas, na realidade, estaria a executar o código e a infectar a máquina. Esta vulnerabilidade, como muitas outras, não deveria representar qualquer perigo, porque já está corrigida há muito tempo. Contudo, existem vírus, como o Klez.l, que a utilizam, e há mais de dois anos que se propagam desta forma!
Tal como temos vindo a comentar, estas vulnerabilidades podem ser corrigidas de forma muito simples: actualizando os programas e os sistemas operativos que utilizamos. E rápido, e as vantagens são muitas.

Artigo in Bits & Bytes
Autoria de Paulo Silva (Director Técnico da Panda Software Portugal)
Ajudar os utilizadores a comandar o correio electrónico

As Forças Armadas norte americanas são no seu conjunto, uma das maiores instituições de utilizadores do Microsoft Exchange Server e de Outlook. Como qualquer outra organização têm problemas com o excesso de informação e esforçam-se por educar os utilizadores na utilização do correio electrónico em geral e do Outlook em particular.

A Força Aérea (USAF) criou um documento com 22 páginas ("Commander's Guide to Managing E-mail") que oferece uma série de conselhos, dicas práticas e é um dos melhores exemplos de politicas de utilização do correio electrónico.
Este documento ajuda os utilizadores a dispender menos tempo na manutenção das caixas de correio ficando assim com mais tempo para utilizar o correio electrónico de forma a completarem o seu trabalho.

Todas as organizações deveriam explicar aos seus utilizadores como utilizar o correio electrónico e como deveriam utilizar as ferramentas disponíveis para fazerem o seu trabalho de forma mais eficiente.

Os conhecimentos de correio electrónico variam: Um juiz experiente com muito conhecimento organizacional e legal pode ser um novato com o correio electrónico.

Se o Outlook é a sua ferramenta, este guia é muito bom com exemplos detalhados e pode ser utilizado para desenvolver a sua politica e formação de correio electrónico.
Novidades do TechEd 2004

O Vice Presidente Senior da Microsoft Steven Sinofsky anunciou que o Microsoft Office 2003 Service Pack 1 (SP1), previsto para este Verão, terá correcções para cerca de 400 questões. Estas correcções resolvem 40% de crashes reportados pelos utilizadores nos diversos produtos Office. O SP1 incluirá também actualizações a 3400 tópicos da Ajuda e artigos, de acordo com Sinofsky.

terça-feira, junho 01, 2004

Mais um spam apela para o medo da traição amorosa

SÃO PAULO - Os scammers voltaram a atacar com o assunto traição. Internautas estão recebendo em suas caixas de correio eletrônico e-mails com supostas fotos em que estaria revelada a traição do amado ou amada.

Com o título “A pessoa que você ama continua te traindo”, e assinada por um “amigo que quer te ajudar”, a mensagem do scam indaga se o destinatário já sabia desse fato. Diz também que enviar as fotos comprometedoras “foi o único meio para poder mostrar tudo o que está acontecendo”.

O texto traz então um link para acesso às supostas fotos, que deverão ser analisadas “com muita calma”. Ao fazer isso, o destinatário se tornará um indivíduo traído, sim, mas pelo falso amigo, que terá inoculado algum tipo de vírus no seu PC.

O amigo-da-onça ainda pede desculpas por “não poder” se identificar.