segunda-feira, março 27, 2006

Outlook 2007 com excelente aspecto

Não vos posso adiantar mais do que isto, mas o aspecto visual do Outlook 2007 está excelente. Mais prático, mais user friendly estou a gostar bastante do Beta.

Já me estou a preparar para escrever o meu 3º livro :-)
Office 2007 adiado para acompanhar Windows Vista

Depois do adiamento do Windows Vista, a gigante do software anuncia agora destino idêntico para a sua suite de ferramentas para escritório Office, cuja próxima edição só será lançada comercialmente no início de 2007, tal como ficou previsto para o sistema operativo.

Ler mais >>>

segunda-feira, março 13, 2006

Office 2007 tem interface renovada

A Microsoft fez hoje na CeBIT uma antevisão ao Office 2007. O principal destaque da apresentação foi para as inovações na interface gráfica desta suite de produtividade.

Para Wolfang Eberman, General Manager, Microsoft EMEA esta é a “a mais importante inovação no Office da última década.”. A nova interface vai estrear no final deste ano e destina-se a ajudar o utilizador a tirar o melhor partido das aplicações do Office de forma mais rápida e eficaz.
A principal inovação na interface da suite de produtividade da Microsoft passa pela integração de um único menu, que se chama “Ribbon”, no qual estão todos os comandos e ferramentas necessários para a aplicação.

Este “Ribbon” substitui por completo os 30 diferentes menus e os 19 paineis de tarefas que encontramos nas anteriores versões do Office.

A forma de apresentação de menus e ferramentas está tão diferente que a Microsoft diz que são agora precisos, em média, menos 60porcento dos cliques de rato para concluir qualquer operação.

O menu Ribbons é um menu de contexto. Ou seja, muda consoante a operação que está a efectuar, ajustando-se às necessidades do utilizador a cada momento.

Elementos que estavam no Office há várias edições vão desaparecer por completo. Por exemplo, lembra-se do emblemático menu “File”? Esqueça-o. Agora deu lugar ao botão Office. Este, engloba as principais acções da aplicação, mas também permite partilhar e controlar os documentos e de finalização do trabalho.

Outra das novidades é o Live Preview. Esta ferramenta permite-lhe ver, em tempo real, como vão ficar as alterações que efectua em determinado documento. O resultado é espantoso e é uma das ferramentas que vai permitir aos utilizadores pouparem muito tempo.

Outras novidades na interface do Office 2007 que podemos destacar são a mini toolbar (barra de ferramentas onde estão aquelas que usa com mais frequência) e as dicas para utilizar melhor o Office (sempre que passa com o rato por cima de uma ferramenta).

Estas inovações vão aplicar-se ao Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook.


Pedro Oliveira CeBIT, Hannover, Alemanha

09-03-2006