quinta-feira, março 03, 2005

Não se deixe enganar por falsas mensagens de correio electrónico.

Este é um aviso de segurança para os utilizadores da Netcabo que me parece muito interessante. Ricardo

Se receber uma oferta por correio electrónico que parece demasiado boa para ser verdade, provavelmente é porque é mesmo. As burlas existem há séculos, mas a sua popularidade está a aumentar porque a Internet facilita a sua divulgação.

Muitas formas de burla vão levá-lo a reencaminhar mensagens de correio electrónico sobre falsos vírus ou outras histórias inventadas. Estas mensagens de correio electrónico ocupam espaço nas caixas de correio e causam embaraço quando se prova que não são verdadeiras. No entanto, existe um tipo de fraude mais insidiosa que pode acabar por custar muito dinheiro.

Como detectar uma fraude

Se parecer que uma mensagem de correio electrónico que recebeu é um esquema, um sítio a consultar é a lista de exemplos das páginas de referência de burlas ( The Urban Legends Reference Pages ). No entanto, estes esquemas podem ter milhares de formas diferentes.

Conheça mais sete sinais reveladores de um esquema:

• Não conhece a pessoa que lhe enviou a mensagem.
• Prometeram-lhe somas não declaradas de dinheiro, por pouco ou nenhum esforço da sua parte.
• Pedem-lhe para fornecer uma quantia antecipada para actividades duvidosas, uma taxa de processamento, ou para pagar os custos de aceleração do processo.
• Pedem-lhe para fornecer o número da sua conta bancária, ou outras informações financeiras pessoais, e o remetente oferece-se para depositar lá dinheiro.
• O pedido tem um tom de urgência.
• O remetente pede repetidamente que actue com confidencialidade.
• O remetente oferece-se para lhe enviar fotocópias dos certificados governamentais, informação bancária, ou outras "provas" de que a sua actividade é legitima (são falsas).

Sem comentários: