terça-feira, outubro 12, 2004

O painel de pré-visualização (preview pane) é seguro ?

Sempre que um novo vírus ou worm é noticia os utilizadores de Outlook perguntam se o preview pane é seguro. Um artigo sobre o MyDoom, publicado pela InternetWeek.com ainda gerou mais confusão "All that the worm needs to propagate is a user that has an open Microsoft Windows preview pane in Outlook" e "If this Outlook pane is open, the worm automatically scours the user's contacts and files." Estas declarações estão longe da verdade.

A ferramenta de bloqueio de anexos (attachment) que foi adicionado ao Outlook 2000 no post-SP1 patch disponível desde Junho de 2000 significa que o preview pane passa a ser seguro. Em conjunto com o Internet Explorer iFrame patch disponível desde 2001 o preview pane do Outlook é até bastante seguro.

Cada versão do Outlook é mais segura que a anterior, dando aos administradores poucas razões para desabilitar o preview pane no Outlook 2002 ou 2003. Como sempre, a melhor solução é bloquear mensagens nos servidores ou gateway, o que vai significar que poucos ou mesmo nenhum virus chegarão às caixas de correio electrónico. Um administrador responsável removerá ficheiros executáveis no lado do servidor.

O único Outlook que pode ter alguns riscos com o preview pane é o Outlook 98, no entanto se tiver as actualizações do Windows e Office, o risco é diminuto.

Sem comentários: