quinta-feira, outubro 28, 2004

Porque é que recebo mensagens com um ficheiro Winmail.dat ?

O que é o ficheiro Winmail.dat ?
Já lhe pode ter acontecido receber mensagens com anexo intitulado winmail.dat. O ficheiro é enviado por utilizadores do Microsoft Outlook. O ficheiro permite que os utilizadores de Outlook enviem informação Transport Neutral Encapsulation Format (TNEF) juntamente com a mensagem para que esta retenha o aspecto do documento (formatações, fontes, cores) quando chega ao destinatário.

Infelizmente este ficheiro só é relevante se for utilizado por outro Microsoft Outlook. Utilizadores com Outlook Express, Eudora, Netscape Messenger e outros programa de correio electrónico recebem o ficheiro winmail.dat.O ficheiro é anexado às mensagens porque o remetente está a enviar com o formato Outlook Rich Text em vez do formato Texto Simples.

Como configurar o Outlook para NÃO enviar anexos Winmail.dat
Para “desligar” o formato Rich Text nas mensagens enviadas siga estas intruções:
1) Faça clique em Tools
2) Faça clique em Options, separador Mail Format.
3) Em Send in this Message Format list, escolha Plain Text, e depois OK.

Isto vai definir o formato de envio para todas as mensagens como Texto Simples, vai perder a possibilidade de enviar mensagens formatadas. No entanto assim todos aqueles que recebam as suas mensagens vão recebê-las da forma como enviou independentemente do programa que estão a usar.

Mais informação sobre este tópico em Microsoft Knowledge Base

E se eu quiser visualizar o ficheiro WinMail.dat ?
Se quiser visualizar o ficheiro e a mensagem existem programas que descodificam a infomração e permitem visualize-la. Aqui ficam um conjunto de aplicações:

Fentun
Compatível com Win9X, NT, e 2000. Mas não funciona com o Windows XP
WMDecode
Programa que utiliza o modo drag e drop par aver o conteúdo do ficheiro
TNEF's Enough
O programa Macintosh para descodificar o ficheiro

2 comentários:

Wellington Watanabe Filho disse...

Olá Ricardo,

Muito interessante o seu Blog, difícil dizer qual artigo é mais útil do que o outro pois todos são muito interessantes e o melhor, aplicáveis !

Estou encontrando um problema no Outlook 2000 que talvez possa ser um tema para seu blog. O problema são os famosos "Papéis de Carta". Tenho um tema que desenvolvi em HTML e que funciona perfeitamente nos Outlook XP e 2003. Criei o arquivo HTML, RFT e TXT e os disponibilizei na pasta Signatures no %userprofile%. Funciona tudo 100% !!!

Agora, o Outlook 2000 Premium se comporta de uma maneira muito diferente. Ele não utiliza os arquivos desta pasta quando escolhemos para utilizar o Word como editor de mensagens. O próprio Word gerencia as configurações. Tive um primeiro problema com o próprio arquivo HTML, gerado no Word 2003 e mesmo no FrontPage, NÃO FUNCIONAVA ! Tive que limpar o código e recriar o HTML limpo, puro ! (o maior problema é com o < P >, tenho de utilizar < BR > para funcionar neste outlook ! Depois de resolvido, agora o problema é com as respostas em e-mails TEXTO SIMPLES (Texto sem formatação). O Word simplesmente abre o arquivo texto como HTML (pois traz a assinatura com imagens como no HTML), mesmo que no título da página apareça (Texto Simples) escrito. Depois, quando envio o e-mail, acredito que o Word tente converter o arquivo para TXT, porém, o e-mail chega sem formatação nenhuma, sem quebra de linhas e com caracteres [PARA] [NL] entre outras strings.

Saberia me dizer o que pode ocasionar isso ? Como fazer assinaturas TXT no Outlook 2000 Premium ?

Já testei isso em mais de 10 máquinas, descartando problemas de instalação. Também já instalei todos os Service Packs e Atualizações críticas !

Abraços,

Wellington
wfilho@gmail.com

Unknown disse...

Ricardo,

já tenstaste o programa Winmail.dat Reader?

Muito melhor que todos citados:

http://www.kopf.com.br/winmail

Abs,