domingo, janeiro 09, 2005

Tsunami gera onda de golpes virtuais

Ao mesmo em que está ajudando a arrecadar doações e mobilizar as pessoas em prol das vítimas do Tsunami, surge também web criminosos que utilizam o desastre natural no sul asiático para aplicar golpes e fraudes virtuais.

O FBI pede para que as pessoas sejam cautelosas na hora de fazer suas doações para as vítimas do maremoto pela internet. Já foram recebidos mais de 400 e-mails fraudulentos e foram criados também sites falsos que instalam vírus nos computadores. Se em leilões virtuais os internautas norte-americanos já perderam 125 milhões de dólares no ano passado, ao serem enganados nas compras, a ameaça diante da tragédia é maior.

Esta não é primeira vez que pessoas se aproveitam de uma catástrofe mundial para fraudar internautas, o FBI registrou crimes semelhantes no episódio de 11 de setembro.

Também está circulando um e-mail que mostra supostas fotos das ondas gigantes do Tsunami, mas as imagens são falsas, foram identificadas como fotos de uma forte ressaca que assolou a China no ano de 2002, em virtude do tufão Sinlaku, que feriu 11 pessoas, mas não causou nenhuma morte.

Mais informações sobre fraudes e Tsunami estão no site do FBI www.fbi.org

Sem comentários: