quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Dicas netiqueta e ética no correio electrónico

Como é possivel que não tivesse esta informação no meu site??!! Bem seja como fôr acho que é essencial até porque cada vez são mais os utilizadores a utilizar o correio electrónico e vê-se com cada email, que é de bradar aos céus...

Vamos lá começar com as principais regras da Netiqueta. Ou então podes ir directamente para:
"Dicas de Correio Electrónico" ou "O Teu Amigo e Tu"

As Principais Regras da Netiqueta são extraídas do livro “Netiquette” de Virginia Shea.

Regra 1: Lembra a Parte Humana

Aquelas pessoas com quem comunicas são reais. Pergunta a ti próprio, “Eu diria isto na cara dessa pessoa?” Se a resposta for não,
rescreve e relê.

Regra 2: Adere às mesmas normas de comportamento “on-line” que tu segues na vida real.

Sê ético. Não acredites em alguém que diz “A única ética que existe é aquela com que se consegue escapar sem repreensão”. Mas se encontrares um dilema ético no ciberespaço, consulta o código que segues na vida real. São boas as chances de que tu irás encontrar a resposta.

Regra 3: Conhece onde estás no ciberespaço

A Netiqueta varia de domínio para domínio. Quando entras num domínio da Internet que é novo para ti, olha à tua volta. Passa algum tempo a ver a conversação ou lendo os arquivos. Faz uma ideia de como agem as pessoas que já lá estão. Depois avança e participa.

Regra 4: Respeita o tempo e o ritmo das outras pessoas

Tu não és o centro do ciberespaço. Não esperes respostas imediatas a todas as tuas questões e não assumas que todos os leitores irão concordar – ou preocupar-se – com os teus argumentos apaixonados.

Regra 5: Dá uma boa imagem de ti “on-line”

Se estiveres a passar muito tempo na net e fores inseguro na ortografia e gramática, vale a pena aperfeiçoá-las. Sabe sobre o que estás a falar e faz sentido. Finalmente, sê simpático e educado.

Regra 6: Partilha sabedoria

Partilhar o teu conhecimento é divertido. É uma tradição antiga da net. E faz o mundo um local melhor.

Regra 7: Ajuda a manter as guerras inflamadas sob controlo

“Inflamadas” é como as pessoas ficam quando elas expressam uma opinião fortemente sustentada sem esconder qualquer emoção. A Netiqueta proíbe a perpetuação de guerras inflamadas – séries de cartas zangadas, a maior parte delas partindo de duas ou três pessoas e direccionadas entre elas, que podem dominar o tom e destruir a camaradagem de um grupo de discussão.

Regra 8: Respeita a privacidade das outras pessoas

Claro, to nunca sonharias em ir à secretária dos teus colegas. Portanto, naturalmente tu não irias também ler os seus correios electrónicos.

Regra 9: Não abuses do teu poder

Saber mais do que os outros ou ter mais poder que eles têm, não te dá o direito de tirares vantagens deles.

Regra 10: Perdoa os enganos dos outros

Quando alguém se engana – seja um erro de ortografia ou uma ortografia flamejante, uma questão estúpida ou uma longa e desnecessária resposta – sê simpático com isso. Se for um erro menor, tu podes não necessitar dizer nada. Se tu decidires informar alguém de um engano, apresenta-o de forma educada e, preferencialmente, através de um correio electrónico privado em vez de em público. Dá às pessoas o benefício da dúvida, apenas assume de que eles não sabem melhor.

DEPOIS APRENDE COMO ENVIAR CORRECTAMENTE UM CORREIO ELECTRÓNICO AOS TEUS AMIGOS.

Além de estares com atenção às medidas seguras para enviar correios electrónicos aos teus colegas, é também tão importante estar com atenção ao divertimento e à maneira própria de enviar correio electrónico. A regra dourada da Netiqueta é “Lembra a Parte Humana”. Quando comunicares via redes de computadores, lembra-te que existem pessoas reais no outro lado, com sentimentos e egos reais. Sê sensível aos sentimentos dos outros.

DICAS PARA O CORREIO ELECTRÓNICO

1. Responde ao correio electrónico educadamente e o mais cedo que fores capaz.

. Sê cuidadoso com o que dizes sobre as outras pessoas. O correio electrónico é facilmente reenviado.

. Informa todas as citações, referências e fontes e respeita os direitos de autor e acordos de licenciamento.

2. Sê cuidadoso quando usares o sarcasmo e humor.

. Sem comunicações face a face, a tua piada pode ser vista com criticismo. Quando pretenderes usar o teu humor, usa “smilleys” para expressar humor. (Inclina a tua cabeça para a esquerda para veres o símbolo do “smilley”) :-) = cara feliz para humor.

3. Remete as tuas cartas de correio electrónico usando o correcto nome e título da pessoa, tal como “Caro Editor” ou “Caro E-milio” e assina com uma terminação simpática como “a tua amiga Andreia”.

4. Nunca uses só letras maiúsculas quando escreveres as tuas cartas ou a assinar um livro de convidados.

. É considerado rude na internet ( o equivalente a GRITAR!) e é pesado para os olhos.

. Usa palavras com maiúsculas apenas para realçar um ponto importante ou para distinguir um título ou cabeçalho.

5. Lembra-te que enquanto tu estás basicamente anónimo an Internet, tal não te dá o direito de ser rude ou mau.

. Não escrevas nada que TU não irás querer ler ou que pudesse ferir os sentimentos de alguém.

6. Não uses linguagem má!

. Se não o dissesses à tua avó, avô, mãe, pai, irmão ou irmã de 3 anos, à tua tia Maria ou ao teu professor, então não o digas “on-line”!

7. Se estiveres a responder a uma nota de alguém, corta e apaga ou cita as partes principais da mensagem à qual tu estás a responder, em vez de incluir a coisa toda.

. Incluir as partes principais da mensagem é necessário para clarificar.

. * asteríscos * rodeando uma palavra pode ser usado para realçar um assunto.

8. Certifica-te de incluir um nome apropriado para o assunto da tua mensagem.

. O assunto capta a atenção do teu leitor.

. Foca um assunto por mensagem e inclui sempre um título de assunto pertinente para a mensagem, dessa forma o destinatário pode localizar a mensagem rapidamente.

9. Nunca penses que as tuas mensagens de correio electrónico são privadas nem que elas apenas podem ser lidas por ti próprio ou o destinatário.

. Nunca envies nada que te incomodaria ver nos noticiários da noite.


O TEU AMIGO E TU

1. Quando escreveres pela primeira vez a um novo amigo ou amiga, irão existir montes de correios electrónicos no começo e depois irão diminuir.

É normal existirem tantos correios electrónicos no início, porque vocês estão a começar a conhecer-se uns aos outros. Não te sintas mal se o teu amigo abrandar após algumas semanas.

2. Se não puderes responder durante muito tempo aos teus correios electrónicos, avisa o teu amigo desse facto em primeira mão, especialmente se vocês se estavam a corresponder regularmente.

3. Se não ouvires falar de um amigo durante muitas semanas, pode significar muitas coisas:

- o computadores deles avariou e foi para consertar
- eles mudaram-se para outra cidade / país
- eles mudaram o seu endereço de correio electrónico
- o teu endereço de correio electrónico está perdido para sempre no disco duro devido a um choque do computador
- o teu fornecedor de acesso à internet não “entregou” o teu correio electrónico e ele perdeu-se em qualquer lado ou vice-versa
- o teu amigo de teclado tem sido impedido de usar o computador
- alguém está a apagar os teus correios
- o teu amigo está de férias num sítio onde não existem computadores disponíveis
- trabalho de escola a mais

4. Quando não tiveres ouvido falar do teu amigo, tu podes querer mandar uma nota e dizer “Olá” mas nunca digas “Então por que não tens escrito?”

Algumas pessoas interpretam mal a frase “ Então por que não tens escrito?” como sendo escrita num tom zangado. Pelo que, se tiveres que usar essa frase,
põe citação e marca o tom da tua carta. Exemplo * sem querer ofender mas só por curiosidade *

5. Se receberes um correio electrónico que te incomode, não respondas. Mostra a mensagem aos teus pais ou educadores.

Não fiques desanimado se receberes uma carta que te faça sentir desconfortável. Discutir este assunto com os teus pais, professores ou educadores ou qualquer adulto em que confies é a melhor solução.

6. Se sentires alguma mágoa com o teu amigo ou amiga correspondente devido a uma dada carta, não tires conclusões precipitadas.

Em primeiro lugar pede uma explicação. Tu ficarás surpreendido que o teu amigo nunca quis fazer mal. Tu simplesmente não podes dizer se a carta pretendia ser má, rude ou incomodativa. Lembra-te que estás apenas a ver palavras e não podes ouvir o tom.

Devido à natureza internacional da internet, as miúdas e os miúdos de todo o mundo comportam-se ou reagem diferentemente a certas situações ou tradições.

Dá ao teu amigo uma chance para se explicar. Não tires conclusões precipitadas sem ter discutido o assunto com o teu amigo ou qualquer adulto em quem confies.

Traduzido e adaptado de World Kids Network

Sem comentários: