Microsoft propõe Sender ID contra Spam
Tal como já vos tinha dito anteriormente neste artigo a Microsoft está a lançar uma tecnologia para que seja possível verificar o ID do remetente de e-mails.
O gigante informático pretende com a implementação desta tecnologia, evitar o spam e os ataques de hackers, principalmente quando se sabe, de acordo com a Newsfactor, que cerca de 95% destes são feitos via e-mail a partir do endereço de onde são enviados. A apresentação do Sender ID foi feita nos Estados Unidos e juntou 80 membros do E-mail Service Provider Coalition (ESPC), que representa alguns servidores de mailboxes dos Estados Unidos, incluindo a Microsoft, Amazon e eBay. Com a presença do ESPC a Microsoft garante que o serviço estará disponível a cerca de 250 mil pessoas. A tecnologia do Sender ID funciona da seguinte forma: quando uma pessoa envia a mensagem, o Sender ID valida o protocolo de internet usado no endereço de quem a enviou. Desta forma, a tecnologia detecta o remetente da mensagem. Este sistema é uma combinação entre o “Caller ID” para e-mails, da Microsoft, a “Sender Policy Framework”, da autoria de Meng Weng Wong (chefe do gabinete de tecnologia do Pobox.com) e uma terceira especificação designada “Submitter Optimization”.
A tecnologia pode não acabar definitivamente com o spam, mas "torna-o muito mais facilmente detectável porque providencia uma resposta mais credível à questão: 'Quem enviou a mensagem?'". A iniciativa da Microsft apesar de não estar ainda em prática, é vista com optimismo pelos analistas que a consideram a única forma viável de vir a controlar o spam que circula na internet. Este poderá ser também o fim de alguns ataques por parte de hackers que se escondem atrás de um e-mail que ninguém sabe a quem pertence.
In Ciberia - Aeiou
Sem comentários:
Enviar um comentário