quinta-feira, fevereiro 05, 2004

MICROSOFT RESISTE AO MYDOOM
O vírus “MyDoom.B” estava programado para atacar o site da Microsoft (www.microsoft.com) esta terça-feira. O programa pirata tinha um ‘gatilho’, preparado para accionar a ofensiva às 13h09, mas a página on-line do gigante mundial do software permaneceu inalterada, sem qualquer efeito visível do ataque.


Na semana passada, a primeira versão do “MyDoom”, denominada “MyDoom.A”, Norvarg ou Shimgapi, espalhou-se rapidamente pelo Planeta e concretizou o seu objectivo com sucesso: atacar o site da firma norte-americana de software SCO. O site foi retirado da Net no domingo e a empresa tenta lançar um alternativo, em www.thescogroup.com.

O “MyDoom.B” é uma variante do “MyDoom.A” e tem estado a ganhar força nos últimos dias, para lançar o ataque ao site da Microsoft, previsto para as 13h09 desta terça-feira. Mas a empresa tomou as devidas precauções e conseguiu evitar o ataque. Apesar de o “MyDoom.A” ter surpreendido os peritos em segurança informática, por se tratar de um dos vírus com maior taxa de reprodução, o “MyDoom.B” espalhou-se de forma mais lenta, colocando menos dificuldades que a sua variante primária. Facto é que a própria Microsoft indicada no seu site que este vírus coloca um risco “moderado”.

Aparentemente esgotados os ataques, os vírus continuam ainda a circular na rede informática global, causando algum congestionamento no correio electrónico. À medida que os utilizadores se forem apetrechando contra este vírus, descarregando os múltiplos programas de defesa já à disposição na Net, o vírus irá dissipar-se... até ao próximo.

Sem comentários: