Vírus Netsky ameaça tornar-se num novo Mydoom
Chama-se W32.Netsky.B@mm ou W32.Netsky@mm. Foi descoberto apenas ontem, mas as empresas que oferecem soluções de anti-vírus já prevêem uma praga parecida com a que atingiu milhões de computadores em todo mundo com o verme Mydoom, surgido no fim do mês de Janeiro.
O Netsky tem a particularidade de usar o seu próprio servidor SMTP (que serve para enviar e receber "e-mails") para "disparar" mensagens para os endereços encontrados nos discos duros de outros computadores. Uma vez instalado num computador, o vírus varre todas as drives, de A a Z, à procura de ficheiros com nomes como "Share" ou "Sharing" normalmente usados para partilhar documentos em rede e por isso mais permeáveis a ataques deste tipo.
O assunto, o corpo e as extensões dos "attachment" das mensagens de correio electrónico enviadas por este vírus variam muito. Os assuntos, por exemplo, podem ter títulos como "hi", "hello", "read it immediately" ou "something for you".
Os principais problemas estão relacionados com a multiplicação anormal de "e-mails" recebidos e com a lentidão que o processamento destas mensagens provoca.
De acordo com o sítio da Symantec, especialista de anti-vírus, o Netsky atinge os sistemas operativos Windows 2000, 95, 98, ME e XP. Os sistemas Linux, Macintosh, UNIX e Windows 3x não foram para já afectados.
Sem comentários:
Enviar um comentário