«MYDOOM» - Portugal é o mais atacado a nível mundial
O vírus informático «MyDoom» continua a atacar os computadores portugueses, fazendo com que o país seja o mais infectado a nível mundial, seguido da Nicarágua. A «taxa de infecção» situa-se actualmente acima dos 5,5 por cento.
Portugal era já dado como o país europeu com mais computadores infectados com o «MyDoom», na manhã desta segunda-feira, mas o vírus continua a espalhar-se pela internet, fazendo com que o país seja já o mais infectado a nível mundial.
Nuno Reis, da Panda Software Portugal, adiantou à TSF Online que a principal protecção tem que passar pelos utilizadores, «através do uso de um antivírus, mas principalmente de uma 'firewall' e de ferramentas 'anti-spam', nos e-mails».
Selecção dos e-mails é importante
Quanto aos cibernautas que não disponham destas ferramentas, Nuno Reis aconselha a que «sejam mais selectivos nas mensagens que abrem», deixando de lado o correio electrónico desconhecido, já que é através de e-mail que o vírus chega, usando as listas de endereços para se multiplicar.
Para os utilizadores que já tenham sido afectados pelo vírus, poderão procurar uma solução online, em www.pcseguro.pt.
Os números disponíveis demonstram que uma em cada quatro mensagens de e-mail estão infectadas com o «MyDoom», mais de oito milhões de mensagens, havendo cerca de um milhão de máquinas afectadas pelo vírus, que chegou a ter uma «versão B».
Segundo o responsável da Panda Software, o «MyDoom» pretendia fazer um «ataque de negação de serviços», nomeadamente ao site da empresa SCO, uma empresa de segurança informática. O código do vírus fazia com que, a 1 de Fevereiro, os computadores infectados acedessem à página daquela empresa, que terá ficado cerca de 16 horas «em baixo».
Apenas o uso de ferramentas antivírus pode combater o «MyDoom»
No entanto, Nuno Reis refere que quarta e quinta-feira da última semana terão sido os dias em que houve um maior pico do «MyDoom», mas, apesar da data do «ataque» já ter passado, o seu código informático leva a que este continue a espalhar-se pelos computadores ligados à internet. «Apenas o uso das ferramentas anti-spam e antivírus vai levar a que o 'contágio' diminua. Há vírus com dois anos que ainda se mantêm no topo de infecções informáticas», acrescenta.
A Panda Software adianta ainda que o Japão, Rússia e Israel serão países também fortemente atacados pelo «MyDoom». Os peritos informáticos explicam que o vírus se «espalha» abrindo uma «porta de trás» nos computadores, permitindo o acesso através do exterior e expondo ficheiros.
A Microsoft já ofereceu uma recompensa de 200 mil euros a quem ajudar a encontrar ou deter o autor do vírus. O «MyDoom» foi detectado pela primeira vez a 26 de Janeiro.
Fevereiro 04
Filipe Morais
Sem comentários:
Enviar um comentário