segunda-feira, dezembro 20, 2004

O Relay de mensagens de correio electrónico

O texto seguinte foi aproveitado de um ISP brasileiro e serve para demonstrar como funcionam alguns ISPs e porque é que às vezes conseguimos receber mensagens de um provedor e não conseguimos enviar.

"É proibido que o Cliente mantenha servidor(es) com o serviço SMTP permitindo “relaying” promíscuo de mensagens de e-mail (“relay aberto”). Contas ou serviços da Tutopia não podem ser usados para o recebimento de respostas a mensagens enviadas de outro ISP onde tais mensagens violem a PUA ou a PUA do outro ISP."

Imaginem a seguinte situação, o meu ISP (provedor) é a Netcabo mas eu tenho outras contas de correio electrónico (IOL, etc.) configuro o meu Outlook para receber e enviar as mensagens da Netcabo e também do IOL.

Quando faço o Enviar/Receber recebo e envio as mensagens da Netcabo, mas da IOL só consigo receber e não consigo enviar, porquê ?

- Porque a Netcabo impede o relay pelos servidores da IOL, assim basta-me configurar na conta IOL (no Outlook) os servidores e mudar o endereço do servidor de SMTP de smtp.iol.pt para smtp.netcabo.pt

Como ?

- No Outlook 2003, menu Tools, E-mail Accounts, View or change existing E-mail account, escolho a conta IOL, clico em Change, e no Outgoing mail server (SMTP) mudo o endereço.

Mais informações em inglês

4 comentários:

Anónimo disse...

Uso tutopia a 5 anos, agora não consigo enviar minhas mensagens, somente as recebo pq.?

Anónimo disse...

O meu outlook 2007 só recebe não envia nada...como faço pra configurá-lo.
Obrigado..Edson

DIESEE disse...

Thanks!! Problema resolvido, e eu a pensar que era por não não utilizar o isp da iol

Anónimo disse...

Uso tutopia a 10 anos, agora não consigo enviar minhas mensagens, somente as recebo pq.?